ACREDITANDO SEMPRE NA PARCERIA E COMPROMETIMENTO DE SEUS CLIENTES, FORNECEDORES E COLABORADORES, PAVIMENTAMOS NOSSO CAMINHO PARA A INDÚSTRIA DO SÉCULO 21, SEGUINDO SEMPRE A FRENTE, TRANSFORMANDO PEDRAS EM PÃES.
A Metalsider inicia na cidade de Betim, MG, com a aquisição de siderúrgicas já implementadas no polo industrial do bairro Cachoeira. Durante a década seguinte, adquiriu as siderúrgicas vizinhas, chegando ao total dos 7 altos fornos atuais.
Sempre vislumbrando o crescimento da qualidade do produto e a busca constante de uma gestão eficiente e sustentável, todos os processos foram se modernizando, agregando tecnologias e se tornando ambientalmente sustentáveis.
Esta visão estratégica de futuro guiou o caminho para o domínio de toda a cadeia produtiva do ferro. Em 1985 inicia a expansão agrícola, com a criação de florestas de eucalipto e carvão vegetal para suprir a planta industrial, gerando eficiência e segurança operacional.
A modernização se acelerou, onde inúmeros controles de processos e ambientais foram implementados, que elevaram a qualidade do produto final e da sustentabilidade da empresa. Foram obtidas as certificações de qualidade ISO 9001 e meio ambiente ISO 14001.
Em 2010 entra em operação a usina termoelétrica, para gerar energia elétrica proveniente dos gases excedentes dos altos fornos, aproveitando este valor energético que era perdido. Hoje a usina gera energia para toda a planta industrial e o excedente é vendido.
Inaugurada uma das mais modernas fundições do país, que produzem peças fundidas para o mercado automotivo, atendendo ao mercado dos Sistemistas, TIER. E mais uma certificação, a automotiva IATF 16949, que atesta a qualidade dos produtos para este mercado.
A qualidade do ferro gusa é elevada ao patamar superior, com a implantação da UTG, Unidade de Tratamento do Ferro Gusa, adicionando o refino primário ao produto, agregando valor e fornecendo ao mercado um produto nobre de classe mundial.
Conquistamos a importante certificação ambiental, a ISO 14064, referente aos gases de efeito estufa. Ela atesta à cadeia produtiva o balanço positivo de SEQUESTRO de CO2, ou seja, sequestramos, removemos gás carbônico da atmosfera em nosso processo produtivo.
É consolidado o plano de verticalização da produção, com a aquisição de uma moderna planta de usinagem automotiva, equipada com tornos verticais CNC computadorizados, e passa a entregar seus produtos de alta qualidade diretamente às maiores montadoras de classe mundial.